Em continuação aos estudos bíblicos sobre o Novo Testamento hoje quero compartilhar com vcs sobre o livro de Marcos.
Nesse texto vamos estudar quem é o autor do livro de Marcos, a data em que o livro foi escrito, o destinatário, o propósito com que o livro foi escrito e por fim os temas principais que são abordados pelo autor.
O livro de Marcos é o 2° livro do Novo Testamento, e 41 da bíblia.
Esse livro é conhecido como evangelho, porque conta as boas novas trazidas por Jesus. Mas também é conhecido por evangelho sinóptico, porque é muito semelhante ao livro de Mateus e Lucas.
De acordo com os escritos dos pais da igreja Marcos é considerado o autor do livro, o qual escreveu com base nas histórias contadas por Pedro. Por estar sempre no círculo de amizade do apóstolo Pedro, com certeza Marcos teve oportunidade de falar com outros discípulos e apóstolos.
As semelhanças encontradas no livro de Marcos com os ensinos de Paulo são explicadas pelos estudiosos como dependência dos autores a “ doutrina dos apóstolos” que era difundida pela igreja como está escrito em Atos 2:42.
Existem duas frases que Marcos usa que são bastantes semelhantes aos dizeres de Paulo, vejamos:
“15 e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho.”Marcos 1:15
“24 E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que por muitos é derramado.”Marcos 14:24
De todas maneiras, cumpre ressaltar que Marcos esteve na primeira viagem missionária com Paulo, e depois quando Paulo estava preso solicitou que Marcos fosse visitá-lo. Portanto, Marcos de alguma maneira teve contato com Paulo.
Antigamente se pensava que o livro de Mateus havia sido escrito primeiro (Agostinho), mas estudiosos modernos dizem que o primeiro evangelho a ser escrito foi o livro de Marcos.
Quais são as evidências de que o livro de Marcos foi o primeiro evangelho a ser escrito?
- O livro de Marcos possui um total de 661 versículos. E o livro de Mateus possui 600 versículos em comum com o livro de Marcos.
- Mateus e Lucas possuem em comum 250 versículos, que não está no livro de Marcos.
- Lucas usa 60% dos versículos que estão no livro de Marcos.
- Portanto, dos 661 versículos existentes no livro de Marcos, Mateus e Lucas usam 610 entre si.
- Existem aproximadamente 40 parábolas escritas nos evangelhos, e Marcos registrou apenas 8 parábolas, e uma delas somente existe no evangelho de Marcos (Marcos 4:26-29).
- Existem aproximadamente 40 milagres narrados nos evangelhos, e o livro de Marcos possui dois milagres exclusivos, ou seja, que só aparecem no livro de Marcos, quais sejam: a cura do surdo-mudo em Marcos 7:31 e a cura do cego em Marcos 8:22.
- Além disso, o papirologista Jose O’Callaghan descobriu entre os papiros do Mar Morto um fragmento com 17 letras que seriam parte do texto de Marcos 6:52,53. Como esses documentos estão escritos no grego estilo Zierstill, os estudiosos pensam que esse fragmento seja um dos mais antigos já encontrados, vez que esse idioma foi muito usado entre os anos 50 A.C. ate o ano 50 D.C..
Por tanto, é inegável que Marcos seja a principal fonte histórica dos livros sinópticos.
QUEM FOI O AUTOR DO LIVRO DE MARCOS:
Diferentemente de outros livros, esse não possui o nome do Autor. Por isso, muitos crêem se tratar de uma obra anônim
Mas a maioria dos teólogos possuem opinião favorável de que o autor do livro foi MARCOS.
A evidência mais forte em prol da autoria de Marcos é o fato do livro haver sido reputado como de Marcos por Papias, bispo de Hierapolis no ano de 140 D.C. Encontramos as citações das palavras de Papias no livro escrito por Eusébio, o primeiro historiador da igreja em seu livro Historia Eclesiástica.
Outras autoridades eclesiásticas também expressaram opinião semelhante, entre eles Irineu. Ou seja, a tradição antiga reputa o livro como sendo de autoria de Marcos.
Então, vejamos quem era Marcos.
Marcos não foi um discípulo de Jesus e nem apóstolo de Jesus. Seu nome completo é João Marcos, filho de uma mulher rica de Jerusalém e amigo de confiança do apóstolo Pedro.
Atos 12:11-13
11 E Pedro, tornando a si, disse: Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que o povo dos judeus esperava. 12 E, considerando ele nisso, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam. 13 E, batendo Pedro à porta do pátio, uma menina chamada Rode saiu a escutar.
O apóstolo Pedro considerava Marcos como um filho, leiamos:
1 Pedro 5:13
13 A vossa co-eleita em Babilônia vos saúda, e meu filho Marcos.
Marcos também conheceu a Paulo e Barnabé quando participou com eles da sua primeira viagem missionária, vejamos:
Atos 12:25
25 E Barnabé e Saulo, havendo terminado aquele serviço, voltaram de Jerusalém, levando também consigo a João, que tinha por sobrenome Marcos.
Depois uma discussão entre Paulo e Barnabé, houve uma separação entre Paulo e Marcos, conforme lemos em :
Atos 15:36-39
36 Alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão. 37 E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos. 38 Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra. 39 E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.
Parece que essa divisão entre Paulo e Marcos foi solucionada e anos depois, quando Paulo estava na prisão, ele pediu a Timóteo que enviasse a Marcos para visitá-lo conforme lemos em:
2 Timóteo 4:11
11 Só Lucas está comigo. Toma Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.
QUAL FOI A DATA EM QUE O LIVRO DE MATEUS FOI ESCRITO:
A data em que foi escrita é entre 50-69 DC. (Depois de Cristo)
Para os teólogos que apóiam a descoberta dos papiros do Mar Morto, a data do livro 50 D.C.
Para os que apóiam a teoria de que o apóstolo Pedro tenha sido uma das pessoas que ajudou Marcos a escrever sobre a vida de Jesus, então, a data para o livro seria entre 64 a 67 depois de Cristo, antes do martírio do apóstolo Pedro.
Segundo a tradição Marcos era ajudante e intérprete do apóstolo Pedro e registrou várias pregações do apóstolo, e posteriormente usou essas anotações para escrever o livro que leva seu nome. Portanto, o livro reflete o estilo e os pensamento do apóstolo Pedro.
Por isso, colocamos a data do livro entre 50-69 porque assim incluímos todas a teorias sobre a data do livro.
QUEM É O DESTINATÁRIO DESSE CARTA?
A maioria dos estudiosos dizem que essa carta foi escrita em Roma, para os gentios cristãos da cidade.
Lendo o texto do livro de Marcos observamos que em várias passagens ele dá explicação sobre os costumes judeus, o que sugere que seus leitores não tinham domínio sobre o tema.
VERSÍCULO CHAVE DO LIVRO?
Marcos 10:45
45 Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.
QUAIS OS PROPÓSITOS DESSE LIVRO ?
O propósito com que foi escrito esse livro é destacar o ministério de Jesus, seus milagres. O livro descreve Jesus como um homem poderoso que faz milagres, como um profeta, como Salvador. E principalmente mostra que Jesus é o Servo que sofre, ou seja, que Jesus veio para ser crucificado e ressuscitado para vida eterna. A narrativa sobre a paixão de Cristo ocupa 20% do livro de Marcos, devido a sua grande importância para o autor.
O triunfo de Jesus na cruz e sua narrativa por Marcos nos faz questionar sobre: “ Por que Jesus morreu na cruz?”, “ por que os cristãos tem que morrer perseguidos por sua fé ? “ , “ Por que sofremos?” . E Marcos responde a nossas indagações da seguinte maneira: tanto judeus como romanos foram culpados pela morte de Jesus, Jesus ofereceu sua vida voluntariamente, e por fim, porque essa era a missão de Jesus na terra, Jesus foi enviado por Deus para vencer a morte, pecados, e nos libertar, nos reconciliar com Deus, nos salvar.
Marcos não registra os sermões de Jesus, e muito menos sua genealogia, sua ênfases está nos milagres, em seu poder e sua autoridade. Tudo isso porque os Romanos como nação sabiam o que era poder, autoridade, e assim era mais fácil para que compreendessem a Jesus. Para os Romanos esses conceitos eram importantes. Portanto, Marcos menciona várias vezes sobre a autoridade e o poder de Jesus, vejamos:
Marcos 1:22
22 As pessoas que o escutavam ficaram muito admiradas com a sua maneira de ensinar. É que Jesus ensinava com a autoridade dele mesmo e não como os mestres da Lei.
Marcos 1:27
27 Todos ficaram espantados e diziam uns para os outros: — Que quer dizer isso? É um novo ensinamento dado com autoridade. Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem.
Marcos 2:10
10 Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados.Então disse ao paralítico:
Marcos 3:15
15 Eles receberam autoridade para expulsar demônios.
Marcos 5:30
30 No mesmo instante Jesus sentiu que dele havia saído poder. Então virou-se no meio da multidão e perguntou:— Quem foi que tocou na minha capa?
Marcos 12:24
24 Jesus respondeu:— Como vocês estão errados, não conhecendo nem as Escrituras Sagradas nem o poder de Deus.
Marcos 13:26
26 Então o Filho do Homem aparecerá descendo nas nuvens, com grande poder e glória.
Marcos 13:34
34 É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um, a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse.
Marcos 14:62
62 E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu.
Portanto, o estilo do livro é perfeito para uma audiência romana, já que os romanos eram homens de ação e não de palavras, eles tinham costumes de fazer e não de escutar discursos.
Por ser um livro breve e compacto ele poderia ser copiado em apenas um rolo, e por isso, era um livro econômico, fácil de copiar, transportar e guardar.
Esse livro também anima aos crentes que estão sofrendo perseguição. E por fim, o livro tem o propósito de fazer discípulos.
EM QUE IDIOMA FOI ESCRITO O LIVRO DE MARCOS?
A maioria dos manuscritos encontrados estão escritos em grego Koiné. E os estudiosos dizem que o autor utilizou-se da forma mais coloquial do grego Koine, isto e, comparado com outros livros do N.T. esse possuiu um estilo inferior. Poderíamos dizer que Marcos dominava o grego koiné coloquial.
Ademais, esse é o evangelho que possui mais expressões aramaicas que os outros, demonstrando que o autor se sentia mais confortável com o aramaico que o grego.
QUAIS OS TEMAS PRINCIPAIS DESSA EPÍSTOLA?
O tema principal do livro é mostrar que Jesus é o Servo que sofre. Também anima aos crentes que estão sofrendo perseguição. E por fim, o livro tem o propósito de fazer discípulos.
As características mais óbvias do livro de Marcos é a velocidade com que relata os eventos. Tudo é muito rápido, dinâmico e resumido. Frases como “ de imediato”, “ pronto” , “ em seguida”, “ao instante”, “ nesse momento”, “ logo” ocorrem freqüentemente no livro de Marcos. Por exemplo citamos os capítulos 4 e 5. Todas suas descrições são breves, resumidas, e a ação passa rapidamente de uma cena a outra cena, sem entrar em detalhes. Por isso, o livro de Marcos é o mais curto dos 4 evangelhos, e possui apenas 16 capítulos. Vejamos:
Marcos 4:5
5 E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda.
Marcos 4:15
15 e os que estão junto ao caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo eles a ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada no coração deles.
Marcos 4:16-17
16 E da mesma sorte os que recebem a semente sobre pedregais, que, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem; 17 mas não têm raiz em si mesmos; antes, são temporãos; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam.
Marcos 4:29
29 E, quando já o fruto se mostra, mete-lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa.
Marcos 5:2
2 E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo,
Marcos 5:29
29 E logo se lhe secou a fonte do seu sangue, e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.
Marcos 5:30
30 No mesmo instante Jesus sentiu que dele havia saído poder. Então virou-se no meio da multidão e perguntou:— Quem foi que tocou na minha capa?
Marcos 5:42
42 No mesmo instante, a menina, que tinha doze anos, levantou-se e começou a andar. E todos ficaram muito admirados.
Agora vamos ver o conteúdo único do livro de Marcos, ou seja, o que tem no livro de Marcos que não possui em nenhum outro evangelho.
Existe 41 parábolas nos evangelhos sinópticos e não existe parábolas no livro de João. Das 41 parábolas existentes, 23 estão relatadas no livro de Mateus. E apenas 8 são relatadas por Marcos. E entre essas 8 somente uma é peculiar a Marcos, ou seja, uma parábola não está escrita em nenhum outro livro sinóptico.
Qual é a parábola única do livro de Marcos?
Marcos 4:26-29
26 Jesus disse:— O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra. 27 Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce, sem ele saber como isso acontece. 28 É a própria terra que dá o seu fruto: primeiro aparece a planta, depois a espiga, e, mais tarde, os grãos que enchem a espiga. 29 Quando as espigas ficam maduras, o homem começa a cortá-las com a foice, pois chegou o tempo da colheita.
Quais são os milagres relatados apenas no livro de Marcos?
Cura do SURDO MUDO
Marcos 7:31-37
31 E ele, tornando a sair dos territórios de Tiro e de Sidom, foi até ao mar da Galileia, pelos confins de Decápolis. 32 E trouxeram-lhe um surdo, que falava dificilmente, e rogaram-lhe que impusesse as mãos sobre ele. 33 E, tirando-o à parte de entre a multidão, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e, cuspindo, tocou-lhe na língua. 34 E, levantando os olhos ao céu, suspirou e disse: Efatá, isto é, abre-te. 35 E logo se lhe abriram os ouvidos, e a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente. 36 E ordenou-lhes que a ninguém o dissessem; mas, quanto mais lho proibia, tanto mais o divulgavam. 37 E, admirando-se sobremaneira, diziam: Tudo faz bem; faz ouvir os surdos e falar os mudos.
Cura do Cego
Marcos 8:22-26
22 E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego e rogaram-lhe que lhe tocasse. 23 E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa. 24 E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens, pois os vejo como árvores que andam. 25 Depois, tornou a pôr-lhe as mãos nos olhos, e ele, olhando firmemente, ficou restabelecido e já via ao longe e distintamente a todos. 26 E mandou-o para sua casa, dizendo: Não entres na aldeia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário