INTRODUÇÃO LUCAS 1 PARTE I #jornadabiblicanovotestamentoexplicado

siga nossos canais👇 



Estudo do Evangelho Segundo São Lucas

o livro de Lucas, o médico, Jesus é apresentado como o Salvador. Além de detalhar seu nascimento, o autor nos apresenta parte da infância do Senhor e como ele era prodigioso ainda criança.

A intenção de Lucas é nos mostrar que, embora fosse o filho de Deus, Jesus era 100% humano. Vemos isso nas expressões que ele utiliza para nos dizer que com o passar do tempo Jesus crescia e se desenvolvia.

 

Ou seja, mesmo sendo Deus, Jesus não fraudou nada. Viveu todas as fases e estações da vida, como qualquer ser humano, até que por fim chegou o tempo de iniciar o ministério.

Na segunda parte do livro, do capítulo 4:14-21:38, vemos o início da missão de vida do Senhor Jesus, que era: ensinar, curar e restaurar.

 

As multidões se aglomeravam para ouvi-lo ensinar. Ele especialmente se utilizava de parábolas e histórias para dar imagem a suas palavras.

Jesus ministrou na Galileia, primeiro, depois na rota que leva a Jerusalém, e concluiu nela.

Lucas é o autor que mais enfatiza o ensino de Jesus, dando a esta versão do Evangelho, uma sensação de que estamos lendo Mateus e Marcos, ao mesmo tempo.

Na última parte, do capítulo 22:1-24:53, lemos sobre a morte e ressurreição do Senhor Jesus, onde Ele encerra sua missão aqui na Terra e se prepara para voltar e nos buscar.

Capítulos de Lucas

 

Lucas 1 Estudo: Lucas Escreve a Teófilo

A palavra grega anothen, traduzida por “origem”, quer dizer: “de cima”, “dos altos céus”, e se refere também a uma análise criteriosa de “alto a baixo”, “do começo ao fim” (Lucas 1:1-4).

Teófilo, que em latim e grego significa “querido por Deus” ou “aquele que ama a Deus”, foi um militar de alta patente do exército romano que, convertido ao Senhor Jesus Cristo, patrocinou a pesquisa e a publicação deste relatório fiel sobre a vida e a obra de Jesus.

A obra veio a tornar-se parte do cânon bíblico (livros inspirados por Deus) do Novo Testamento e cujo propósito, assim como João (João 20. 31), é proporcionar a seus leitores plena certeza quanto aos tremendos fatos relacionados à vida de Jesus Cristo e à nossa salvação eterna.

Zacarias e Isabel

Zacarias e Isabel eram descendentes de Arão. Em virtude disso, Zacarias era sacerdote. Eles eram um casal “justo aos olhos de Deus”.

Embora fossem um casal temente a Deus, eles não eram plenos. Sentiam falta de gerar um filho. Isabel era estéril e eles já estavam com a idade avançada.

Tudo mudou, quando em serviço no Templo o anjo Gabriel apareceu a Zacarias e falou com ele.

Gabriel veio a Terra para dar a boa notícia de que Zacarias e Isabel engravidariam e o filho deles seria um poderoso servo de Deus: João Batista.

Gabriel lhe disse qual seria o propósito da vida e da vinda de João. Deus detalhes de seu ministério e falou sobre o prazer de Deus nele.

Zacarias ficou perplexo com a visão e com a notícia, e duvidou. Isso gerou “desconforto” em Gabriel, que disse que ele ficaria mudo, por causa da dúvida.

Quando a Palavra vem de Deus ela se cumpre. Sendo assim, Isabel ficou grávida como Gabriel havia dito. E por cinco meses permaneceu em casa, visto que já era uma senhora.

Contudo, Isabel louvava continuamente ao Senhor por seu cuidado, bondade e fidelidade.

Gabriel e Maria em Lucas 1

Assim como a Zacarias, Gabriel aparece a Maria (Lucas 1.26).

O propósito dele era comunicá-la, de que embora virgem, ela seria mãe do Salvador da humanidade. O Messias prometido (Ver Estudo Bíblico Sobre o Nascimento de Jesus).

Naturalmente, Maria ficou espantada e ouviu atentamente as instruções do anjo. Por fim, a resposta dela foi bem diferente da que Zacarias deu.

Com um grande coração de serva, a mãe do Senhor disse a Gabriel: “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”.

Algum tempo depois, Maria foi visitar Isabel para saber como estava sua parente. Quando Maria entrou na casa, João Batista estremeceu no ventre de Isabel. Isso gerou grande alegria e espanto.

Embora não devamos reverência a Maria, ou mesmo tratá-la como deusa, não podemos esquecer a grandeza da sua importância como mãe de Jesus.

Isso fica bem evidente nas palavras de Isabel: “Mas por que sou tão agraciada, ao ponto de me visitar a mãe do meu Senhor?”.

Maria e Isabel

O fato de receber a visita de Maria mãe de Jesus, deixou Isabel profundamente maravilhada (Lucas 1.39,40).

Ao ver as maravilhas que o Senhor Deus estava operando em sua vida e ao redor dela, Maria mãe de Jesus, exalta a Deus. Ela entoa um cântico de adoração e gratidão ao Senhor.

Quando chegou o tempo, o filho de Zacarias e Isabel nasceu. Quando isso aconteceu as pessoas queriam saber como ele se chamaria.

Como Zacarias estava mudo, Isabel respondeu que ele se chamaria João. Mas não havia ninguém com esse nome na família, e isso deixou todos espantados pois contrariava o costume da época.

Daí eles pediram para Zacarias escrever qual seria o nome do menino, e para a surpresa de todos, o nome escrito foi João, embora não tivesse sido combinado com Isabel.

Quando escreveu o nome do menino, Zacarias foi imediatamente curado. Com isso todos ficaram espantado e Zacarias louvou intensamente a Deus.

Ao voltar a falar Zacarias começou a profetizar a respeito de João Batista. Suas palavras são um resumo da importância e da “grandeza” daquele que seria o precursor de Jesus Cristo.

Parte superior do formulário

Como ter uma Vida Abundante em Jesus com um estu

Em Lucas 2.1–6, vemos que cada homem se dirigiu à localidade onde era conservado o registro de sua família paterna. De acordo com os costumes romanos, todos estavam obrigados a isso, alistando-se para o recenseamento, na localidade de sua família.

Os costumes judaicos modificaram a exigência legal, requerendo que cada qual se dirigisse à localidade onde estava registrado o anal relativo a seu ancestral, e não ao local onde residia atualmente.

Após isso o Senhor é apresentado no Templo, conforme está escrito em Êxodo 13.2. Na ocasião a criança era consagrada ao Senhor, circuncidada e era oficialmente nomeada.

Do primogênito esperava-se consagração e responsabilidade de uma maneira diferenciada, assim como está escrito:

“Consagre a mim todos os primogênitos. O primeiro filho israelita me pertence, não somente entre os homens, mas também entre os animais”. (Êxodo 13.2)


Comentários