Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de julho de 2022

LUCAS 8 - QUER SER CURADO HOJE? EU SOU O SENHOR QUE TE SARA! #jornadabi...


 


 

Lucas 8 Estudo: Mulheres no Ministério

Durante o desenvolvimento do ministério de Jesus, muitas pessoas o seguiram. Contudo, há uma presença que é marcante nessa história: as mulheres (Lucas 8.1 – 3).

A vida de Jesus marca uma transição histórica em muitos aspectos e este é um deles. Nos seus dias as mulheres não tinham qualquer valor para a sociedade.

Em Jesus elas puderam se encontrar. Sentir-se úteis e valorizadas. Amadas. O Senhor deu a elas a importância e valor que merecem.

Não é à toa que durante a crucificação elas não o abandonaram e na ressurreição elas foram as primeiras e vê-lo.

A Parábola do Semeador

Na parábola do semeador, o Senhor Jesus nos mostra que há diversos tipos de ouvintes no Evangelho. Dessa forma, cada um deles trata a mensagem de maneira diferente (Lucas 8.4 – 15).

Porém, apenas aqueles que ouvem, guardam e praticam são considerados aptos para o Reino de Deus.

Lembre-se a Palavra é a semente. E a forma como nós a tratamos influenciará diretamente na nossa colheita.

A Parábola da Candeia

O Apóstolo João disse: “Deus é luz; nele não há treva alguma” (1 João 1:5). Isto é um eco daquilo que ele aprendeu com Jesus Cristo.

Como cristãos não podemos esconder a nossa fé e convicções da sociedade. Pelo contrário, devemos ser uma voz profética (Lucas 8.16 – 18).

O Senhor Deus disse a Jeremias:

“”E você, prepare-se! Vá dizer-lhes tudo o que eu ordenar. Não fique aterrorizado por causa deles, senão eu o aterrorizarei diante deles.

E hoje eu faço de você uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e um muro de bronze, contra toda a terra: contra os reis de Judá, seus oficiais, seus sacerdotes e o povo da terra.

Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois eu estou com você e o protegerei”, diz o Senhor. (Jeremias 1:17-19)

Ou seja, o Senhor chama Jeremias para ser luz. Cristo nos chama para ser luz, pois do contrário as pessoas serão consumidas pelas trevas.

A família de Jesus

Ao contrário do que a tradição católica prega, o Senhor Jesus não demonstra na Bíblia veneração por Maria sua mãe (Lucas 8.19 – 21).

Ele deixa bastante claro que sua mãe e seus irmãos, ou seja, sua família é qualquer um que faz a vontade de Deus.

Jesus acalma a tempestade

Durante seu ministério o Jesus Cristo operou milagres fantásticos, este é um deles (Lucas 8.22 – 25).

Ele é acordado pelos discípulos durante a tormenta e com autoridade repreende os ventos e o mar. Isto significa que a própria natureza se submete a ele reconhecendo-o como Senhor.

Portanto, não há nada em sua vida que ele não possa resolver.

A cura do endemoninhado geraseno

Muitas pessoas vivem muita opressão demoníaca, o gesareno era um deles. Ele vivia como um animal (Lucas 8.26 – 39).

Entre sepulcros. Cortava-se com pedras, comia carne podre e não havia correntes que o detivessem. Isto durou muito tempo, até o dia em que ele se encontrou com Jesus.

Com poucas palavras o Senhor o libertou e chamou novamente à vida. Recuperou sua consciência e dignidade. Os que viram o feito ficaram maravilhados.

homem liberto implorou a Jesus que lhe deixasse segui-lo. Mas o Senhor lhe deu uma orientação diferente: ““Volte para casa e conte o quanto Deus lhe fez”. Assim, o homem se foi e anunciou na cidade inteira o quanto Jesus tinha feito por ele”.

Jesus é poderoso para libertar o mais oprimido dos pecadores.

A cura da mulher do fluxo de sangue

Uma mulher valente. É assim que podemos defini-la. Ela com certeza tem um nome, mas nenhum dos autores anotou. Certo é o espanto deles com este milagre (Lucas 8.40 – 48).

Esta mulher superou o tempo, a falta de perspectiva, a fraqueza e uma outra série de dificuldades, por quê?

Ela queria tocar em Jesus Cristo com a esperança de que poderia ser curada. E foi! O contato de sua mão no corpo do Salvador, aliada a sua fé foi o suficiente: CURADA!

Jesus Cristo sentiu que algo de diferente havia acontecido e quando procurou, a encontrou e lhe disse: “Filha, a sua fé a curou! Vá em paz”.

Ela recebeu carinho, cura e paz.

A verdade é que muitas e muitas vezes entramos em uma igreja e ouvimos falar sobre fé. 

Então saímos dos cultos dizendo: ‘Eu tenho fé!’ Porém parece que nada muda, a luta continua, a dificuldade se mantem e agora?

Amado você está desanimando de seus sonhos e caindo no laço do inimigo, pois está aplicando uma fé nula, uma fé sem poder, uma fé totalmente carnal.

A fé que realmente funciona é a fé sobrenatural, uma fé ousada que excede todo o entendimento humano, que nos traz convicção  que Jesus pode e vai nos curar, agraciar e abençoar.

Hoje iremos aprender com a mulher do fluxo de sangue a manifestar essa fé poderosa, que através de um simples toque em Jesus a fez alcançar o seu milagre tão esperado.

Quem era a mulher do fluxo de sangue?

Não é citado o nome dessa corajosa mulher na bíblia, mas foi registrada a sua grande e ousada fé.

Tudo que sabemos é que a mulher do fluxo de sangue era uma judia do tempo de Jesus.

As escrituras nos revelam que essa mulher padecia de um fluxo de sangue (hemorragia) havia já 12 anos.  

Além de já estar fraca e com a sua saúde debilitada, ela já tinha perdido tudo que tinha e talvez sua esperança de ser curada também já tinha se ido.

 

A ressurreição da filha de Jairo

Quando Jairo procurou Jesus, sua filha estava entre a vida e a morte. Contudo, os muitos “empecilhos” do caminho atrasaram o Mestre (Lucas 8.49 – 56).

Daí os vizinhos de Jairo foram ao seu encontro e disseram: “Sua filha morreu. Não incomode mais o Mestre”.

NOSSA!

É como se uma bomba explodisse na vida de Jairo. E convenhamos, quando leio este texto tenho a impressão de que “os caras” estavam torcendo contra Jairo. “Não incomode mais o Mestre”, soa estranho.

De toda forma, o autor da vida estava ali e ouviu tudo. Sua resposta foi imediata: “Ouvindo isso, Jesus disse a Jairo: “Não tenha medo; tão-somente creia, e ela será curada””.

De fato, Jesus Cristo foi ao encontro do corpo da menina e lhe disse: “Menina, levante-se!”. O espírito dela voltou, e ela se levantou imediatamente”.

Quando Jesus ordena a morte se transforma em vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário