Jesus estava expulsando de certo homem um demônio que não o deixava falar. Quando o demônio saiu, o homem começou a falar. A multidão ficou admirada, mas alguns disseram:
É Belzebu, o chefe dos demônios, que dá poder a este homem para expulsar demônios. Outros, querendo conseguir alguma prova contra Jesus, pediam que ele fizesse um milagre para mostrar que o seu poder vinha de Deus. Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse:
O país que se divide em grupos que lutam entre si certamente será destruído; a família que se divide em grupos que lutam entre si também será destruída. Se o reino de Satanás tem grupos que lutam entre si, como continuará a existir?
Vocês dizem que é Belzebu que me dá poder para expulsar demônios. Mas, se é assim, quem dá aos seguidores de vocês o poder para expulsar demônios?
Assim, os seus próprios seguidores provam que vocês estão completamente enganados. Na verdade é pelo poder de Deus que eu expulso demônios, e isso prova que o Reino de Deus já chegou até vocês. Quando um homem forte e bem-armado guarda a sua própria casa, tudo o que ele tem está seguro. Mas, quando um homem mais forte o ataca e vence, leva todas as armas em que o outro confiava e reparte tudo o que tomou dele. Quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda a ajuntar está espalhando.
O convite da oração de hoje é para expulsar das nossas vidas tudo aquilo que não é de Deus… Há tantas coisas enraizadas em nós, que nos desviam do nosso ideal, que nos causam dependência, que nos proporciona um gozo momentâneo, mas não faz bem para nós e muito menos para as pessoas que vivem ao nosso lado; muitas vezes não temos consciência do que estamos vivendo, ou às vezes até temos, mas achamos que resolveremos com facilidade o problema, que amanhã será tudo diferente e assim vivemos girando em circulo, vivendo de modo totalmente alienado, e o pior, alienando pessoas… Porque é que isso acontece, porque permitimos que isso nos aconteça? Jeremias na primeira leitura de hoje (Jr 7,23-28) nos aponta as causas que nos levam a viver dessa maneira: não ouvir e não prestar atenção á voz de Deus; ao contrário, seguir as más inclinações do coração, nos faz andar para trás e não para frente!
============================================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário