Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

ROSH HASHANAH


FacebookTwitterWhatsApp

“E disse o Eterno a Moisés: ‘Fala aos filhos de Israel, dizendo: No sétimo mês, no primeiro dia do mês, será para vocês um descanso, uma lembrança por tocar os trompetes, uma convocação santa.” (Levíticos 23: 23-24) 

“Rosh Hashaná” (em HEBRAICO, literalmente significando “cabeça do ano”) é o nome dado ao Ano Novo Judaico, celebração universal, que comemora o aniversário da criação e começa na noite de 15 de Setembro e continua até o pôr do sol do dia 16 de Setembro 2023.

                  “Rosh Hashaná” também é conhecida como a “Festa das Trombetas”.

Um dos símbolos mais importantes do Rosh Hashaná é o Shofar – instrumento feito de chifre de carneiro, que é tocado na data e remonta a época em que os judeus eram nômades. Outra característica do shofar, é que ele soa como um alarme, que chama à reflexão, a consciência adormecida.

Ao entardecer desta  sexta feira 15/9, judeus de todo o mundo deram as boas-vindas ao Rosh Hashaná, festejando a chegada do ano 5784, celebração esta que é comemorada no primeiro mês do ano no calendário judaico  rabínico, sétimo mês no calendário bíblico e nono mês no calendário gregoriano..

A Torá refere-se à Rosh Hashaná como o “Dia da Aclamação”, já a literatura rabínica diz que foi neste dia que Adão e Eva foram criados. Também seria neste dia que Caim teria matado seu irmão, Abel.

Por isto considera-se este dia como “Dia de Julgamento” e “Dia de Lembrança”: o início de um período de instrospecção e meditação, um período no qual acredita-se que o Criador julga os homens e decide quem entrará ou não no Livro da Vida.

O Rosh Hashaná é uma bela festa, cheia de alegria e comemoração, um dia para coroar a Deus, como Rei do Universo. Neste período há o costume de recitar poemas e orações ligadas ao pedido de perdão, além de fazer pedidos de confissão de promessas não cumpridas. Escutar o shofar é o mandamento mais especial deste dia.

Tradicionalmente na noite de Rosh Hashaná, judeus de todo o mundo vão às sinagogas orar e, ao final das orações, se reúnem em família para uma refeição festiva que inclui uma variedade de comidas deliciosas – as quais têm um significado especial.

Vários alimentos simbólicos são consumidos na primeira noite de Rosh Hashaná e um pedido é recitado para cada alimento. Comem maçã com mel para ter um ano doce,  além de frutas, como tâmaras (para que os inimigos sumam) e romãs (para ser cheios, repletos de boas ações), peixe inteiro também é servido, incluindo a cabeça (que simboliza a cabeça do ano) para ter prosperidade e boa sorte no próximo ano. Nesta refeição festiva, a bênção é recitada, uma bênção em que agradecem pelas experiências novas e diferentes.

DEZ DIAS DE ORAÇÕES

Durante o período de 10 dias o povo ora e busca a DEUS com orações, jejum e estudo da Palavra, iniciando o dia 15 de setembro e encerrando no Yom Kipur que será dia 25/09 2023.



Um feliz Rosh Hashaná, com muitas bênçãos especiais a todos!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário